Translation: en

Bored Ape Yatch Club é racista e foi criado por Neo-nazistas



ATENÇÃO: O texto é um pouco longo e para uma boa compreensão é recomendável o acesso a todos os links disponibilizados, onde são mostrados alguns fatos para sustentar a argumentação, portanto peço que leia quando tiver tempo livre para dedicar-se a isso.


Bored Ape Yatch Club (BAYC) é uma série de 10 mil desenhos de macacos antropomorfizados vendidos com NFT. Desde que o projeto foi lançado em Abril de 2021 o valor acumulado ultrapassa os 4 bilhões de doláres, e abriu espaço para o surgimento de vários projetos similares. Os macacos possuem uma vasta possibilidades de roupas e outros adereços, a maioria desse adereços são baseados racialmente ou envolvem algum tipo de história militar. O ato de menosprezar alguém comparando-o a um macaco/macaco remonta a centenas de anos. Há um termo para isso , simianização”. Existem vários exemplos através da História, o objetivo é justificar a violência e racismo contra outro grupo desumanizando-o, comparando-o a macacos. Simianização tem ocorrido com diversos grupos étnicos como os Judeus, Irlandêses e Asiáticos porém é mais utilizado contra os Negros. Você pode pensar que simianização é coisa do passado, mas racistas ainda continuam comparando pessoas negras com macacos hoje em dia, como por exemplo, na Europa, onde houve uma tendência de jogar bananas para jogadores de futebol negros. A um primeiro olhar, os desenhos de macacos do Bored Ape Yatch Club parecem ser inocentes, porém existem sérios indícios os quais indicam a ideia de representar os povos Negro e Asiático, tendo como exemplo, os adereços correntes de ouro ou grills (joia difundida pela comunidade negra) denominados "hip hop," e a bandana Kamizake (símbolo do Império Japonês Fascista) denominada ofensivamente de "sushi chef headband".



Eu e   várias  outras pessoas   notamos os problemas com as imagens, é um evidênte indício de simianização.  Se você realizar uma busca no Twitter você achará pessoas que tem falado sobre isso desde o início do projeto.

(Aqui um parênteses, o autor original do texto utiliza-se das seguintes expressões alt-right e 4chan que não possuem tradução. Para uma melhor compreensão daqueles que lêem em português irei explicar brevemente o que são pois talvez não tenham conhecimento sobre esses termos uma vez que são mais conhecidos lá fora. 4chan é um fórum criado no início dos anos 2000 com intuito de promover interações entre pessoas que gostavam de mangá e animes porém o seu sistema de publicação que permite postagem totalmente anônima criou um ambiente propício para a proliferação de grupos preconceituosos. Alternative Rigth, alt-right ou em uma tradução livre Direita Alternativa é uma denominação para um grupo de extrema direita pouco coeso porém que ganhou relevância em fóruns, tipo o 4chan, basicamente é formado por pessoas que apoiam a supremacia branca e outras ideologias de ódio.)

Sabendo da história dos métodos da alt-right/4chan em criptografia, eu comecei a pesquisar sobre (criptografia consiste na formulação de mensagens escondidas, pode-se enteder como mensagem subliminar). Eu descobri o que eu já desconfiava ser uma evidência definitiva que o grupo por trás da criação dessas imagens são neo-nazistas. Abaixo é como eu cheguei a essa conclusão –



1. O logo da BAYC parece muito familiar ao emblema nazista Totenkopf, e ainda por cima contém o mesmo número de dentes na caveira, 18, um número identificado pelo ADL como um sinônimo para Adolf Hitler.

2. O projeto foi lançado por uma compania chamada Yuga Labs. Parece um nome inofencivo porém advém de Kali Yuga, que é um termo advindo da filosofia Budista, porém se tornou um elemento popular dentro da ideologia alt-right/tradicionalista . A Yuga Labs fez um esforço considerável para inserir o nome do filósofo, René Guénon, que é creditado por trazer e inserir Kali Yuga dentro do pensamento ocidental e um alt-right ícone dentro de um de seus desafios. E também inseriu nesses desafios a palavra "macaque", uma conhecida ofensa racial.



3. Todos os cofundadores são anônimos, nós não sabemos suas reais identidades, um de seus mantedores é Gargamel, um personagem do desenho Smurfs o qual é reconhecido como uma representação anti-semita de uma pessoa judia, também termo usado no 4chan para discutir sobre judeus. Desde que eu trouxe isso à tona, ele fez um esforço para tentar esconder isso.


4. Outro cofundador, Emperor Tomato Ketchup, possui o nome baseado num filme explícito de mesmo nome que apresenta cenas com um menino usando um uniforme fascista estuprando uma noiva adulta. O filme original foi banido nos EUA e em diversos outros países por pornografia infantil.

5. Outro cofundador, é chamado por Gordon Gonerele diz que escolheu esse nome por que soa parecido com "Joey Ramone"... Sendo que o grupo frequentemente usa anagramas (em seus desafios) e combinemos que o nome não tem nada a ver com Joey Ramone, supus que fosse um anagrama. Tenho certeza o bastante para afirmar que é um anagrama para Drongo Negro, Drongo é uma gíria para estúpido comum na Austrália que foi incorporada ao dialeto do 4chan, no dicionário existe uma, segunda definição. Dessa forma, o nome dele significa "Stupid Negro", Negro Estúpido." Escritores comumente utilizam anagramas para nome de personagens e eles também são incorporados dentro de videogames, algum dos quais Yuga Labs declararam que jogam.

6. Seu videogame assim como a capa feita para a Revista Rolling Store mostram ratos com ouro, isso é uma conhecida associação anti-semita. O jogo também mostra bananas arranjadas em forma de suásticas. 

7. Os co-criadores não tiveram vergonha em dizer ao jornal The New Yorker que o lançamento oficial do BAYC é o dia que Hitler morreu, 30 de Abril, quando de fato o projeto foi liberado para o público uma semana antes. 

8. Os símbolos, conteúdo e atitude nas próprias imagens têm referências de ideologia neo-nazista e de guerra, como por exemplo esse capacete do Império Germânico.

9. Numa entrevista, o cofundador Gargamel sugere que existe um significado criptografado oculto e referencia uma "teoria do iceberg". Na mesma entrevista, Gargamel cita uma citação de Ludwig Wittgenstein, “deixe o indizível ser transmitido indizivelmente”, isso parece um pouco estranho, eles não são apenas macacos? Qual outro significado eles possuem? Os criadores tem que se explicar porém parecem muito evasivos. A Alt-right é conhecida fpor essa tática de imagens ocultas e insinuações. Veja a citação completa do criador Gargamel:

10. Aqui está uma recente thread no 4chan onde usuários possuem conhecimento do que está sendo explanado aqui.


E porque isso importa? Para mim, é um exemplo terrível para outros criadores, criando uma má reputação para as futuras gerações da arte – nós já vimos isso se transformar em ramificações cada vez mais racistas. Similarmente, do porque não se ensina crianças a falarem palavrão. Além disso, eu estou pessoalmente ofendido pelas referências nazistas e por achar desprezível o fato de inserir uma audiencia desinformada nisso.  Existe um verdadeiro perigo em desumanizar pessoas, igualando-as a macacos, isso encadeia em violência e racismo de acordo com várias pesquisas


O que você pode fazer? Espalhar a informação, se levantar contra o BAYC, comentar em perfis de influenciadores, contar para os amigos, alertar a imprensa. Os donos que compraram os desenhos dos macacos não são o problema, infiltrar uma cultura de ódio para um público desavisado de um jeito subliminar que é errado e perverso.

Eu dediquei bastante tempo para pesquisar isso e como especialista no assunto de cultura de internet, trabalhando profissionalmente em media/design e internet por 15 anos, formado em Artes pela Media Studies, com vários certificados, eu e vários outros estamos bastante confiantes em dizer que estas acusações são  fundamentadas. 

-Ryder Ripps, Jan. 2022



P.S. – O nome do domínio foi selecionado justamente para ajudar no SEO, para que quando pessoas busquem pelo nome do confundador essa informação apareça.